Morfotipos Humanos: Classificação e Características Fisiológicas


Morfotipos Humanos: Classificação e Características Fisiológicas


Introdução

A classificação de morfotipos, ou variedades do físico humano, é uma ferramenta conceitual que auxilia na descrição das características corporais predominantes de um indivíduo. Embora algumas pessoas se encaixem claramente em um dos três grupos principais, é importante notar que a maioria da população apresenta uma combinação dessas características, situando-se em níveis intermediários, como ecto-mesomorfo ou endo-mesomorfo.


Tipos de Morfotipos

Endomorfo

O indivíduo endomorfo caracteriza-se por uma tendência acentuada a ganhar e reter gordura corporal com maior facilidade. Geralmente, apresenta um metabolismo mais lento, o que dificulta o ganho de massa muscular sem que haja um concomitante acúmulo de tecido adiposo.

Mesomorfo

O morfotipo mesomorfo é associado a um físico naturalmente musculoso. Indivíduos com essa constituição tendem a ter facilidade tanto para perder peso quanto para ganhar massa muscular. Apresentam, em geral, um metabolismo moderadamente acelerado.

Ectomorfo

O ectomorfo distingue-se por possuir um metabolismo muito ativo, o que resulta em dificuldade para ganhar peso, tanto em termos de massa muscular quanto de tecido adiposo. Este morfotipo é caracterizado por uma estrutura esquelética leve e um percentual de gordura corporal e massa muscular geralmente baixos.