Aspectos do Desenvolvimento Cognitivo e Social na Terceira Infância
Introdução
A transição para a terceira infância, marcando a faixa etária dos 6 aos 7 anos, é caracterizada por notáveis transformações no desenvolvimento infantil. Este período é crucial para o aprimoramento das capacidades cognitivas e para a complexificação das interações sociais, elementos fundamentais para a adaptação da criança ao ambiente e para a aquisição de novas aprendizagens.
Desenvolvimento Cognitivo
Na fase etária compreendida entre os 6 e 7 anos, as crianças evidenciam modificações significativas em seu comportamento, na linguagem e na natureza de suas interações sociais. Esse período é marcado por um avanço cognitivo substancial e pela melhora na qualidade do raciocínio (1).
Observa-se uma tendência ao egocentrismo, que progressivamente diminui, concomitante a uma redução da fantasia. A forma de a criança interagir com a realidade física torna-se mais social e objetiva. A partir dos 6 anos, o pensamento adquire maior objetividade, caracterizado por uma visão menos centralizada, o que capacita a criança a operar de maneira mais eficaz com as informações provenientes do ambiente (1).
Desenvolvimento Social
Embora a família mantenha um papel primordial no desenvolvimento da criança, a escola emerge como um elemento de relevância crescente. Durante essa fase, a criança demonstra maior receptividade às relações de amizade com seus pares, bem como ao conhecimento sobre seu mundo imediato (1).
Referências Bibliográficas
- PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento Humano. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. v. 1.