O Desenvolvimento Cognitivo na Terceira Infância: Abordagem das Operações Concretas
Introdução
O desenvolvimento cognitivo em crianças na terceira infância é marcado pela aquisição de sistemas de pensamento logicamente organizados, nos quais a classificação e a seriação emergem como processos cruciais. A compreensão desses mecanismos é fundamental para profissionais da saúde que atuam com o desenvolvimento infantil, permitindo uma avaliação e intervenção mais precisas.
Classificação
A classificação, um aspecto relevante do desenvolvimento cognitivo, pode ser subdividida em duas categorias principais: unidades conceituais e sistemas lógicos.
Unidades Conceituais
As unidades conceituais referem-se à formação de representações mentais isoladas que compõem uma classe. A partir de características gerais ou definidoras, os indivíduos desenvolvem pensamentos sobre grupos de objetos e/ou pessoas. Isso se manifesta na utilização de nomes genéricos para categorizar a maioria dos objetos de nossa experiência. As categorias são elaboradas de forma concreta, embasadas em características observáveis, como forma, cor, tamanho e posição.
Sistema Lógico
Conforme a perspectiva piagetiana, a classificação possui uma natureza operatória, transcendendo a mera semântica (1). Para realizar uma classificação efetiva, é imperativo empregar operações de inclusão e complementação, não se limitando ao domínio do significado das palavras (1). Este processo envolve a tarefa de ordenar ou arranjar objetos ou eventos em séries. Outra tarefa seria ainda medir ou contar os objetos. Dessa forma, uma operação pode ser compreendida como um conjunto de ações que capacitam o indivíduo a organizar mentalmente o mundo circundante (1).
Nesta fase do desenvolvimento cognitivo, conceitos abstratos como felicidade ou justiça ainda não são plenamente compreendidos (1). Por essa razão, Jean Piaget denominou este período de estágio das operações concretas (1). Progressivamente, por volta dos 11 anos de idade, a criança adquire a capacidade de verificar e confirmar as classes formadas, utilizando o caráter hierárquico de um sistema de inclusão, e passa a realizar classificações com conceitos abstratos (1). As transformações na qualidade das estruturas cognitivas são impulsionadas pela interação contínua entre a criança e o ambiente.
Seriação
Com o amadurecimento ao final da fase das operações concretas, alcança-se a operação de seriação, que representa um estágio cognitivamente mais elaborado. Esta operação consiste na ordenação de elementos, respeitando magnitudes crescentes ou decrescentes (1).
Nesta etapa, tanto as diferenças quanto as semelhanças adquirem valor de relações quantificáveis em termos positivos e negativos (1). Com o domínio das relações transitivas assimétricas, a criança desenvolve a compreensão das noções de presente, passado e futuro (1). Consequentemente, a sucessão dos dias adquire um novo significado para a criança (1).
Referências Bibliográficas
- PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento Humano. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. v. 1.