Clembuterol: Uso Clínico e Considerações no Desempenho Esportivo


Clembuterol: Uso Clínico e Considerações no Desempenho Esportivo


Introdução

O clembuterol é um fármaco que atua como broncodilatador, sendo comumente prescrito em outros países para o tratamento de distúrbios pulmonares obstrutivos. No entanto, seu uso no contexto do desempenho esportivo levanta sérias preocupações devido à falta de dados robustos sobre sua segurança e eficácia a longo prazo.


Uso Clínico

O clembuterol é um broncodilatador inalatório utilizado para tratar distúrbios pulmonares obstrutivos em alguns países (1). Sua ação relaxa a musculatura lisa das vias aéreas, facilitando a respiração.


Eficácia, Segurança e Uso como Recurso Ergogênico

Não existem dados suficientes sobre o potencial nível de toxicidade do clembuterol, tampouco sobre sua eficácia e segurança a longo prazo (1).

Além disso, seu uso não pode ser justificado nem recomendado como recurso ergogênico (1), ou seja, como uma substância para melhorar o desempenho esportivo. A falta de evidências científicas sólidas e as incertezas sobre seus riscos tornam sua utilização para esse fim uma prática perigosa e desaconselhada.


Referências Bibliográficas

  1. MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1059 p.