Dislexia: Uma Dificuldade de Aprendizagem de Origem Neurológica


Dislexia: Uma Dificuldade de Aprendizagem de Origem Neurológica


Introdução

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica, caracterizada por desafios na fluência leitora e por comprometimentos na decodificação e soletração. Essas dificuldades são, tipicamente, resultado de um déficit fonológico na linguagem, que se mostra inesperado em relação às demais habilidades cognitivas do indivíduo para sua faixa etária.


Definição e Manifestações

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem com origem neurológica (1). Ela é definida pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por comprometimento na habilidade de decodificação e soletração (1). Essas dificuldades resultam, tipicamente, de um déficit fonológico da linguagem, que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária do indivíduo (1).

No diagnóstico da dislexia, é comum se deparar com um quadro de problemas de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos tanto no ambiente escolar quanto em casa (1).


Diagnóstico e Tratamento Multidisciplinar

O tratamento da dislexia é, geralmente, realizado por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neurologistas, oftalmologistas e outros profissionais (1).

Uma investigação minuciosa deve ser feita para garantir uma maior abrangência do processo de avaliação (1). A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia (1).