Doença de Paget: Um Distúrbio da Remodelação Óssea
Introdução
A doença de Paget do osso é um distúrbio crônico e progressivo que afeta o processo de remodelação óssea, levando a anomalias estruturais. Caracterizada por um metabolismo ósseo desorganizado, essa condição, cuja etiologia ainda é incerta, impacta a qualidade e a forma dos ossos.
Fisiopatologia
A doença de Paget é um distúrbio local, frequentemente multifocal, do processo normal de remodelação óssea (1). Embora sua etiologia seja incerta, o que se observa nessa síndrome é uma reabsorção óssea errática, que é rapidamente seguida por uma formação desorganizada de osso novo (1).
Essa remodelação acelerada e caótica resulta em distúrbios da estrutura óssea e, em casos mais avançados, pode até mesmo alterar a forma externa dos ossos (1). Os ossos afetados tornam-se maiores, mais densos e frágeis, o que os torna mais suscetíveis a fraturas e outras complicações.
Aspectos Nutricionais
Até o momento, não foram encontradas correlações nutricionais diretas e bem estabelecidas com a etiologia ou progressão da doença de Paget (1). Isso significa que, atualmente, não há recomendações dietéticas específicas que possam prevenir ou tratar a doença.
Referências Bibliográficas
- ROSS, A. C. et al. Nutrição Moderna de Shils na Saúde e na Doença. 11. ed. São Paulo: Manole, 2016. 1642 p.