Jet Lag: Compreensão e Abordagens Terapêuticas
Introdução
O jet lag, ou dessincronização circadiana, é um distúrbio temporário do ritmo sono-vigília que ocorre quando um indivíduo atravessa rapidamente múltiplos fusos horários, resultando em uma desregulação do relógio biológico interno em relação ao novo ciclo de claro-escuro.
Manifestações Clínicas do Jet Lag
O jet lag é caracterizado por uma alteração do ritmo circadiano devido à rápida transposição de fusos horários (1). As queixas mais comuns incluem insônia e sonolência diurna, que podem ser acompanhadas por transtornos gastrointestinais, fraqueza, perda de concentração e cefaleia (1).
Estratégias de Manejo Clínico
Suplementação de Melatonina
A suplementação de melatonina na dosagem de 0,21 mg (ou 210 mcg) por dia é recomendada, demonstrando melhora dos sintomas, principalmente em viagens com destino ao oeste (1). A melatonina atua como um cronobiótico, auxiliando na ressincronização do ciclo sono-vigília com o novo fuso horário.
Agentes Hipnóticos
O uso de agentes hipnóticos por um curto período também demonstrou eficácia na redução da insônia em pacientes com jet lag (1). No entanto, a utilização desses fármacos deve ser cuidadosamente avaliada e restrita a períodos breves devido ao potencial de efeitos adversos e dependência.
Referências Bibliográficas
- BACELAR LUCIANO RIBEIRO PINTO JR. et al. III Consenso Brasileiro de Insônia: Do Diagnóstico ao Tratamento. 2013.