Mídia e Desenvolvimento Infantil: Evidências e Recomendações


Mídia e Desenvolvimento Infantil: Evidências e Recomendações


Introdução

A crescente presença da mídia digital na vida das crianças tem levantado importantes questões sobre seus impactos no desenvolvimento. Ao contrário do que se observa em programas pré-escolares, a evidência atual não aponta para um benefício significativo da mídia em bebês na promoção da aprendizagem.


Impacto da Mídia na Aprendizagem de Bebês e Crianças Pequenas

Apesar de sons e imagens atraírem a atenção de bebês, as limitações intrínsecas à memória, cognição e desenvolvimento nesta fase restringem a aprendizagem inicial (1). Pesquisadores sugerem que crianças com idade inferior a 3 anos ainda não conseguem compreender plenamente o significado do que estão assistindo (1). Por isso, TV, DVDs e outros vídeos educativos são considerados de pouco valor para crianças com menos de aproximadamente 24 meses de idade (1).

A Academia Americana de Pediatria (AAP) reforça sua recomendação de que crianças com menos de dois anos de idade sejam desencorajadas a assistir televisão (1). O comitê enfatiza que a aprendizagem ocorre de forma mais eficaz através de atividades práticas e incentiva que crianças pequenas participem de interações interpessoais, como conversação, leitura e brincadeiras com brinquedos (1).


Efeito de Deslocamento e Interferência Cognitiva

O uso de TV e outras mídias digitais, mesmo com programação educacional, pode gerar um “efeito de deslocamento” (1). Isso significa que o tempo gasto com a mídia digital subtrai tempo precioso que poderia ser dedicado a atividades mais benéficas para o desenvolvimento infantil (1). Além disso, estudos preliminares indicam que o ruído quase constante da televisão pode interferir no funcionamento cognitivo e nos jogos sociais das crianças (1).


O Papel Parental

Os pais são os parceiros sociais mais influentes na vida de seus filhos desde o nascimento, e desempenham um papel crucial na modelagem do uso da mídia (1). A forma como os pais gerenciam a exposição de seus filhos à mídia digital pode ter um impacto significativo no seu desenvolvimento.


Referências Bibliográficas

  1. PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento Humano. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. v. 1.