Minoxidil Tópico: Mecanismo de Ação e Aplicações na Alopecia


Minoxidil Tópico: Mecanismo de Ação e Aplicações na Alopecia


Introdução

O minoxidil é um fármaco amplamente reconhecido por sua eficácia no tratamento da alopecia. Embora originalmente desenvolvido como um vasodilatador oral, sua aplicação tópica demonstrou a capacidade de estimular o crescimento capilar através de mecanismos que envolvem a melhora do suprimento sanguíneo folicular e a modulação do ciclo de crescimento do cabelo.


Mecanismo de Ação na Alopecia

O minoxidil é um fármaco vasodilatador que, quando aplicado topicamente, é convertido nos folículos pilosos em um metabólito mais potente, o sulfato de minoxidil (1).

Acredita-se que sua eficácia na alopecia esteja relacionada à sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos (1). Esse aumento do fluxo sanguíneo pode estimular o crescimento de novos pelos e promover a progressão do folículo capilar através das fases sucessivas do ciclo celular, ou seja, da fase telógena (repouso) para a anágena (crescimento) (1).

É importante notar que, no início do tratamento, o uso de minoxidil pode gerar uma perda de cabelo inicial (1). Este fenômeno ocorre porque os folículos capilares “paralisados” entram em fase de queda (eflúvio telógeno) para dar lugar a novos folículos que crescem rapidamente, indicando a ativação do ciclo capilar (1).


Principais Indicações

A principal indicação do minoxidil tópico é o tratamento da alopecia, incluindo a alopecia androgenética (calvície de padrão masculino e feminino) (1).


Referências Bibliográficas

  1. RITTER, J. M. et al. Rang & Dale Farmacologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 789 p.

Deixe um comentário0