Prurido: Definição, Causas e Mecanismos


Prurido: Definição, Causas e Mecanismos


Introdução

O prurido, comumente conhecido como coceira, é uma sensação incômoda e irritante que provoca a necessidade de coçar e pode afetar qualquer parte do corpo. Embora seja um sintoma frequente de condições dermatológicas, também pode indicar a presença de doenças sistêmicas ou neurológicas.


Definição e Etiologia

O prurido é uma sensação desconfortável que induz o desejo de coçar (1). Ele pode ser um sintoma comum de doenças da pele, mas também pode ocorrer no contexto de patologias sistêmicas, como a icterícia obstrutiva, ou distúrbios neurológicos, como o herpes-zóster (1).


Mecanismos Fisiológicos

Existe uma reação complexa entre os sistemas neurais que detectam e traduzem a dor e o prurido (1). Pesquisas sugerem a existência de uma população de nociceptores especializados que funcionam como “transdutores de prurido”, ou seja, células nervosas específicas para a percepção da coceira (1).


Doenças Associadas ao Prurido

Doenças cutâneas que frequentemente causam prurido incluem:

  • Dermatite (1)
  • Urticária (1)
  • Psoríase (1)

Essas condições são amplamente causadas pela liberação de mediadores inflamatórios na pele pelos mastócitos, que desencadeiam a sensação de coceira (1).


Referências Bibliográficas

  1. Ritter, J. M. et al. Rang & Dale Farmacologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 789 p.

Deixe um comentário0