Quociente Respiratório (QR): Avaliação da Utilização de Substratos Energéticos


Quociente Respiratório (QR): Avaliação da Utilização de Substratos Energéticos


Introdução

No início do século XX, pesquisas revelaram uma forma de avaliar a mistura metabólica de carboidratos, gorduras e proteínas durante o repouso e o exercício em equilíbrio dinâmico, por meio de medidas da troca gasosa pulmonar. Essa metodologia se baseia nas diferenças químicas inerentes à composição desses macronutrientes, que exigem volumes distintos de oxigênio para sua oxidação completa em dióxido de carbono e água. Consequentemente, o dióxido de carbono produzido por unidade de oxigênio consumido varia com o tipo de substrato catabolizado, sendo expresso pelo Quociente Respiratório (QR).


O Quociente Respiratório (QR)

O Quociente Respiratório (QR) descreve a razão de troca gasosa metabólica medida nos pulmões da seguinte maneira (1,2):

QR =CO2​ produzido​ / O2​ consumido

O QR fornece um guia conveniente para estimar a mistura de nutrientes catabolizada para a obtenção de energia durante o repouso e a atividade física aeróbia (2).

QR para Carboidratos

A troca gasosa durante a oxidação da glicose produz um número de moléculas de CO2​ igual ao número de moléculas de O2​ consumidas. Portanto, o QR para carboidratos é igual a 1,00 (2).

QR para Gorduras

O catabolismo da gordura requer mais oxigênio em relação à produção de dióxido de carbono (2). Em geral, um valor de 0,70 representa o QR para a gordura, com os valores oscilando entre 0,69 e 0,73, dependendo do comprimento da cadeia de carbono do ácido graxo oxidado (2).

QR para Proteínas

O valor geral de 0,82 caracteriza o QR para proteína (2).

Observação: Geralmente, o QR não proteico metabólico bruto, calculado a partir da troca gasosa pulmonar sem mensurações das fontes nitrogenadas urinárias e de outra natureza, introduz um erro mínimo. Isso ocorre porque a contribuição da proteína para o metabolismo energético costuma ser pequena (2).


Referências Bibliográficas

  1. Lancha Jr. AH, Rogeri PS, Pereira-Lancha LO. Suplementação Nutricional no Esporte. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. 266 p.
  2. McArdle WD, Katch FI, Katch VL. Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017. 1059 p.