Aspectos do Desenvolvimento Físico e Motor na Segunda Infância


Aspectos do Desenvolvimento Físico e Motor na Segunda Infância


Introdução

A segunda infancia, especificamente entre os 3 e 6 anos, é um período de transformações significativas no desenvolvimento físico e motor das crianças. Essas mudanças, que alteram a silhueta e a coordenação, são cruciais para a exploração do ambiente e a interação social.


Desenvolvimento Físico e Crescimento Corporal

Por volta dos 3 anos, a silhueta das crianças começa a mudar, destacando-se uma aparência mais delgada e atlética (1). O tronco, os braços e as pernas tornam-se mais compridos, enquanto a cabeça, que ainda é relativamente grande, harmoniza-se progressivamente com o restante do corpo em crescimento (1).

Essas transformações na aparência externa refletem um desenvolvimento interno paralelo. Tanto meninos quanto meninas podem crescer aproximadamente 5-13 cm por ano e ganhar de 1,8 a 2,7 kg anualmente durante a segunda infância (1).


Desenvolvimento Motor e Atividade Lúdica

Entre 3 e 6 anos, as crianças fazem grandes avanços nas habilidades motoras (1). No entanto, alguns autores sugerem que crianças com menos de 6 anos raramente estão prontas para participar de esportes organizados (1).

Nessa fase, o desenvolvimento físico é otimizado por brincadeiras ativas e não estruturadas, como os jogos de “faz de conta” (1). O mundo da criança é predominantemente mágico, e esses jogos são altamente relevantes para o seu desenvolvimento (1). Além dos aspectos físicos, o jogo simbólico ajuda a expressar desejos, temores, esperanças e impulsos agressivos. As brincadeiras com outras crianças e a fantasia ensinam os papéis sociais (1).

À medida que se desenvolvem fisicamente, as crianças conseguem coordenar sua vontade com a capacidade de realizar ações, como utilizar uma tesoura ou andar de triciclo (1).

Uma característica marcante dessa etapa é a preferência pelo uso das mãos, ou seja, a definição da dominância manual (direita ou esquerda). Observa-se que meninos são mais propensos a serem canhotos do que meninas (1).


Aquisição de Linguagem na Segunda Infância

Paralelamente ao desenvolvimento físico e motor, a aquisição da linguagem também avança significativamente, com um maior repertório de palavras e o início da leitura (1).


Referências Bibliográficas

  1. PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento Humano. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. v. 1.