Serenoa repens (Saw Palmetto): Aplicações na Hiperplasia Prostática Benigna e Alopecia Androgênica
Introdução
A Serenoa repens, popularmente conhecida como Saw Palmetto, é uma planta cujos frutos são amplamente utilizados na fitoterapia. Seus compostos bioativos têm sido investigados por seu potencial terapêutico na hiperplasia prostática benigna (HPB) e na alopecia androgênica.
Caracterização e Compostos Bioativos
- Nome Científico: Serenoa repens, Sabal serrulata ou Serenoa serrulata
- Nome Popular: Saw Palmetto ou Sabal
- Parte Utilizada: Frutos
Principais Compostos Ativos:
O perfil fitoquímico dos frutos de Serenoa repens inclui:
- Ácidos graxos livres: Láurico, mirístico e oleico (2).
- Triglicerídeos (2).
- Diglicerídeos (2).
- Monoglicerídeos (2).
- Fitoesteróis: Principalmente β-sitosterol (2).
- Flavonoides (2).
- Polissacarídeos (2).
Principais Indicações e Mecanismos de Ação
O Saw Palmetto é clinicamente indicado para:
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
O mecanismo de ação da S. repens na HPB ainda não é totalmente elucidado (2). No entanto, três mecanismos têm sido investigados: anti-inflamatório, antiandrogênico e pró-apoptose (2). Sua ação antiandrogênica é atribuída, em parte, ao seu efeito inibitório sobre a enzima 5α-redutase (2), que converte testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio chave na fisiopatologia da HPB.
O Saw Palmetto representa uma opção de tratamento com boa tolerabilidade e eficácia, promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes com HPB (2). Pode ser associado a outros ativos para potencializar os resultados. Uma revisão com mais de 3000 homens sugere que o Saw Palmetto proporciona uma melhora suave a moderada nos sintomas urinários e na medida do fluxo urinário (1).
Estudos indicam que ele é capaz de melhorar os sintomas de forma semelhante à finasterida, porém, com menos efeitos adversos (1). Em um estudo clínico, o extrato da planta demonstrou respostas clínicas similares quando comparado à finasterida (2). Há dados que indicam que, em termos de noctúria e pico de fluxo urinário, a Serenoa repens é superior ao placebo e apresenta boa margem de segurança de uso (2). Contudo, seus efeitos de longo prazo, segurança e capacidade de prevenir complicações da HPB ainda não estão completamente estabelecidos (1).
Alopecia Androgênica
Numerosos trabalhos relatam melhora na calvície androgênica com o uso oral de extratos de Saw Palmetto, devido à sua atuação na inibição da 5α-redutase (2). Em um desses trabalhos, 100 homens foram comparados entre o uso de 320 mg/dia do extrato de Saw Palmetto e 1 mg/dia de finasterida. Observou-se uma melhora da alopecia com o extrato, com preferência pelo vértex do crânio, enquanto a finasterida demonstrou eficácia tanto no vértex quanto na área frontal (2).
Posologia e Contraindicações
Posologia
As doses recomendadas variam conforme a padronização do extrato:
- Extrato seco padronizado em 25% de ácidos graxos: 360 – 405 mg, 3 vezes ao dia (2).
- Extrato lipoesterólico (8:1 ou 10:1): 160 mg, 2 vezes ao dia (2).
- Tintura (1:2): 2 a 4 mL/dia (2).
- Extrato seco padronizado a 25% de ácidos graxos e 0,1% fitoesteróis: 320 mg/dia (2).
- Extrato dos frutos: 272-304 mg de ácidos graxos por dia (2).
Contraindicações / Segurança
O uso de Serenoa repens deve ser evitado em:
- Pacientes que apresentem queixas gastrointestinais (2).
- Crianças (2).
- Casos de HPB com retenção urinária grave (2).
- Pacientes com diagnóstico de câncer de próstata (2).
Referências Bibliográficas
- Tacklind, J. et al. Serenoa repens for benign prostatic hyperplasia. Cochrane Database of Systematic Reviews, 12 dez. 2012. Disponível em: https://doi.wiley.com/10.1002/14651858.CD001423.pub3
- Saad, G. de A.; Léda, P. H. de O.; Sá, I. M.; Seixlack, A. C. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 441 p.