Tenossinovite Bicipital: Fisiopatologia, Diagnóstico e Manejo
Introdução
A tenossinovite bicipital é uma condição inflamatória que afeta o tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial, resultando em dor e disfunção na região anterior do ombro.
Mecanismo e Apresentação clínica:
A tendinite ou tenossinovite bicipital é causada pelo atrito sobre o tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial quando este passa através do sulco bicipital (1). Quando a inflamação é aguda, os pacientes apresentam dor na parte anterior do ombro, que se irradia ao longo do músculo bíceps até o antebraço (1). A abdução e a rotação externa do braço são dolorosas e limitadas (1). O sulco bicipital é hipersensível à palpação (1).
A dor pode ser induzida ao longo do trajeto do tendão, durante a supinação do antebraço contra resistência, com o cotovelo a 90º (sinal de Yergason) (1).
Ruptura do Tendão Bicipital
A ruptura aguda do tendão pode ocorrer durante um exercício vigoroso com o braço e geralmente produz dor (1). Em pacientes jovens, um reparo cirúrgico pode ser efetuado. Em pacientes idosos, a ruptura pode estar associada a pouca ou nenhuma dor, sendo reconhecida pela presença de edema persistente do músculo bíceps, produzido pela retração da cabeça longa do bíceps. Nessa circunstância, a cirurgia geralmente não é necessária (1).
Referências Bibliográficas
- Jameson JL, Fauci AS, Kasper DL, Hauser SL, Longo DL, Loscalzo J. Medicina Interna de Harrison. 20. ed. Porto Alegre: ArtMed; 2021. 3522 p.