Desenvolvimento Físico na Terceira Infância: Um Panorama Comparativo


Desenvolvimento Físico na Terceira Infância: Um Panorama Comparativo


Introdução

O período da idade escolar é marcado por transformações significativas no desenvolvimento físico infantil, embora com um ritmo de crescimento distinto das fases iniciais da infância.


Crescimento Físico e Ponderal

O crescimento estatural e ponderal na idade escolar é notavelmente mais gradual em comparação com a segunda infância. Apesar dessa lentidão aparente, as modificações acumuladas resultam em diferenças significativas no perfil físico da criança. Em média, crianças em idade escolar demonstram um aumento anual de aproximadamente 2,5 a 7,6 cm na estatura e um ganho de peso entre 2,2 e 3,6 kg, culminando em uma duplicação do peso corporal ao longo desse período (1).


Diferenças Sexuais no Crescimento

Por volta dos 11 anos de idade, observa-se o início de um surto de crescimento em meninas, caracterizado por um ganho ponderal médio de 4,5 kg por ano. Consequentemente, nessa fase, as meninas frequentemente superam os meninos de mesma idade em estatura e peso, uma condição que persiste até os 12 ou 13 anos. Após essa etapa, os meninos iniciam seu próprio surto de crescimento, eventualmente ultrapassando as meninas em termos de medidas antropométricas (1).


Desenvolvimento Motor e Comportamental

Nesta fase do desenvolvimento, as atividades lúdicas tornam-se mais vigorosas e dinâmicas, com interações físicas que podem, à primeira vista, ser interpretadas como conflitos ou brincadeiras. A literatura aponta que meninos exibem uma maior propensão a este tipo de brincadeira física em comparação com as meninas. Esse comportamento é frequentemente atribuído a uma combinação de influências hormonais e padrões de socialização (1).

Quanto às habilidades motoras, as diferenças entre os sexos são mínimas nas fases iniciais da idade escolar. Contudo, essa paridade começa a se alterar progressivamente à medida que as crianças se aproximam da puberdade (1).


Referências Bibliográficas

  1. Papalia, D. E.; Martorell, G. Desenvolvimento Humano. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. v. 1.