Teste Bender: Avaliação da Percepção Visomotora e Funções Cognitivas
Introdução
O Teste de Bender é um instrumento de avaliação psicológica composto por nove cartões com figuras em preto sobre fundo branco, projetado para analisar o funcionamento visomotor e a percepção visual. As figuras, que incluem curvas, ângulos, linhas contínuas e pontos, devem ser copiadas pelo examinando em uma folha, utilizando um lápis preto. Este teste é uma ferramenta valiosa para avaliar a maturidade visual, integração visomotora, estilo de resposta, reação à frustração, capacidade de correção de erros, habilidades de planejamento e organização, e motivação em crianças, adolescentes e adultos.
Interpretação do Teste Bender
No Teste de Bender, a interpretação dos resultados não se baseia em um sistema de pontuação fixo, mas sim em diversos sistemas de pontuação que se pautam em dificuldades específicas apresentadas pelos pacientes ao executar a tarefa. Em geral, quanto maior a pontuação, pior o desempenho (1).
Os principais aspectos analisados na interpretação incluem:
Traçado das Linhas do Desenho
- Apresentação das linhas: Observa-se se as linhas são suaves, repassadas, quebradas ou apagadas.
- Pressão e constância no traçado: Avalia-se a regularidade da pressão exercida e a consistência do traçado.
- Existência de dificuldade angular: Verifica-se se os ângulos das figuras são maiores, menores, distorcidos ou omitidos.
- Ocorrência de rabiscos estranhos: Identifica-se a adição de componentes peculiares ao desenho que não têm relação com a figura original.
- Ocorrência de dificuldade em fechar: Nota-se a presença de espaços abertos em uma figura ou desconexão entre suas partes.
- Coesão: Analisa-se se uma parte da figura está desproporcionalmente maior ou menor que a mostrada na figura original.
- Colisão: Observa-se se os desenhos estão sobrepostos, amontoados ou tocando parte de outro desenho.
Posição do Desenho na Folha
- Distribuição das figuras na folha de execução: Avalia-se como o espaço da folha é utilizado.
- Uso do espaço, localização da primeira figura e a distribuição/localização das figuras desenhadas: Observa-se a organização geral no espaço disponível.
Padrão de Organização e Tamanho
- Espaço relativo e a previsão de espaço necessário: Analisa-se a capacidade de planejar a distribuição dos elementos.
- Tamanho das figuras (macro ou micrografismos): Observa-se se os desenhos são excessivamente grandes ou pequenos.
- Constância ou variabilidade no tamanho da figura: Avalia-se a proporção relativa das partes do desenho.
- Ocorrência de unidade ou fragmentação dos modelos: Verifica-se se a figura é tratada como um todo ou como uma série de elementos independentes.
Omissão ou Substituição
- Ocorrência de substituições: Linhas por pontos, pontos por outros elementos, ou pontos por círculos, entre outros.
- Omissão de elementos: Falta de fileiras, partes de figuras.
- Adição de elementos: Inclusão de pontos, ângulos, etc.
Recomendações de Uso
O Teste de Bender pode ser utilizado para:
- Avaliar a maturidade visual, a integração visomotora e as reações às frustrações em crianças que estão entrando na fase da alfabetização e apresentando dificuldades de aprendizagem. Permite, assim, avaliar a capacidade de perceber e integrar estímulos externos, com o intuito de expressar uma ação motora.
- Investigar a linguagem, os conceitos espaciais e temporais e a capacidade de organização em idosos, a fim de verificar alterações em atenção, memória e linguagem, naqueles que estejam apresentando alterações neurológicas ou psiquiátricas.
Em relação aos idosos, o Teste de Bender é frequentemente utilizado para investigar a deterioração neurológica. Se o resultado do teste for abaixo do esperado para a média, indica-se investigar mais detalhadamente outras habilidades, incluindo os aspectos emocionais. Nesse caso, é recomendável associar os resultados do Bender à Escala de Depressão Geriátrica (GDS) e a uma bateria neuropsicológica breve, como o Neupsilin, cujo objetivo é descrever compreensivamente o desenvolvimento neuropsicológico. Busca-se, assim, descartar possíveis quadros neurológicos ou neuropsiquiátricos, por exemplo, o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).
Outra possibilidade é a inclusão das seguintes escalas ou testes complementares:
- Fluência verbal semântica.
- Fluência verbal fonêmica.
- Dígitos, ordem direta e ordem inversa.
- Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey.