Transtornos do Neurodesenvolvimento: Classificação e Manifestações Clínicas
Introdução
Os transtornos do neurodesenvolvimento constituem um grupo de condições que se iniciam precocemente, tipicamente antes da entrada da criança na escola. Eles são caracterizados por déficits no desenvolvimento que abrangem desde limitações específicas na aprendizagem e controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais e inteligência. Em algumas dessas condições, a apresentação clínica inclui tanto sintomas de excesso quanto de déficits e atrasos nos marcos do desenvolvimento esperados.
Definição Geral
Transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, manifestando-se tipicamente cedo, antes mesmo da criança ingressar na escola (1). Caracterizam-se por déficits no desenvolvimento, que variam desde limitações específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais e inteligência (1).
Em alguns transtornos, a apresentação clínica inclui tanto sintomas de excesso quanto de déficits e atrasos em atingir os marcos esperados. Por exemplo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é diagnosticado quando os déficits característicos de comunicação social são acompanhados por comportamentos excessivamente repetitivos, com interesses restritos e insistência nas mesmas coisas (1).
Tipos de Transtornos do Neurodesenvolvimento
Transtorno do Desenvolvimento Intelectual
A deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é caracterizada por déficits nas capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência (1). Esses déficits resultam em prejuízos no funcionamento adaptativo, impedindo que o indivíduo atinja padrões de independência pessoal e responsabilidade social em um ou mais aspectos da vida, incluindo comunicação, participação social, funcionamento acadêmico ou profissional e independência pessoal, seja em casa ou na comunidade (1).
A deficiência intelectual pode, ainda, ser consequência de uma lesão adquirida no período do desenvolvimento, como um traumatismo craniano grave, situação em que um transtorno neurocognitivo também pode ser diagnosticado (1).
Transtornos da Comunicação
Os transtornos da comunicação englobam (1):
- Transtorno da linguagem.
- Transtorno da fala.
- Transtorno da comunicação social (pragmática).
- Transtorno da fluência com início na infância (gagueira).
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que se caracteriza por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados na interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos (1). Além desses déficits, o diagnóstico do transtorno requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividade (1).
Os critérios diagnósticos podem ser preenchidos com base em informações retrospectivas, embora a apresentação atual deva causar um prejuízo significativo (1). No diagnóstico do TEA, as características clínicas individuais são registradas por meio de especificadores, que detalham (1):
- Se há comprometimento intelectual concomitante (com ou sem).
- Se há comprometimento da linguagem concomitante (com ou sem).
- Se está associado a alguma condição médica ou genética conhecida ou a fator ambiental.
- Especificadores que descrevem os sintomas autistas (idade da primeira preocupação; com ou sem perda de habilidades estabelecidas; gravidade).
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade (1).
- Desatenção e desorganização envolvem a incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento (1).
- Hiperatividade-impulsividade implica em atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas que são excessivos para a idade ou nível de desenvolvimento (1).
Na infância, o TDAH frequentemente se sobrepõe a transtornos geralmente considerados “de externalização”, como o transtorno de oposição desafiante e o transtorno de conduta (1). É importante notar que o TDAH costuma persistir na vida adulta (1).
Transtornos Motores do Neurodesenvolvimento
Os transtornos motores do neurodesenvolvimento incluem (1):
- Transtorno do desenvolvimento da coordenação: Caracteriza-se por déficits na aquisição e na execução de habilidades motoras coordenadas, manifestando-se por falta de jeito e lentidão ou imprecisão no desempenho de habilidades motoras (1).
- Transtorno do movimento estereotipado: Diagnosticado quando um indivíduo apresenta comportamentos motores repetitivos, aparentemente direcionados e sem propósito, como agitar as mãos, balançar o corpo, bater a cabeça, morder-se ou machucar-se (1). Se os comportamentos causam autolesão, isso deve ser especificado como parte da descrição diagnóstica (1).
- Transtornos de tique: Caracterizam-se pela presença de tiques motores ou vocais, que são movimentos ou vocalizações repentinas, rápidos, recorrentes, não ritmados e estereotipados (1). A duração, etiologia presumida e apresentação clínica definem o transtorno de tique específico a ser diagnosticado: Transtorno de Tourette, transtorno de tique motor ou vocal persistente (crônico), transtorno de tique transitório, outro transtorno de tique especificado e transtorno de tique não especificado (1).
Transtorno Específico da Aprendizagem
Um transtorno específico da aprendizagem é diagnosticado diante de déficits específicos na capacidade individual para perceber ou processar informações com eficiência e precisão (1). Esses transtornos do neurodesenvolvimento manifestam-se inicialmente durante os anos de escolaridade formal, caracterizando-se por dificuldades persistentes e prejudiciais nas habilidades básicas acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática (1).
Referências Bibliográficas
- American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed; 2018. 948 p.